segunda-feira, 28 de março de 2011

Descaso com asfalto faz morador organizar 2º abaixo-assinado


DINILSON VIEIRA
dinilson@gazetadejoinville.com.br

Indignados com as promessas não cumpridas pela Prefeitura em concluir a pavimentação da rua João Dippe, no bairro Iririú, moradores organizam uma segunda pré-adesão ao asfalto para pressionar a administração a tirar a obra do papel para melhorar o trânsito e oferecer segurança aos pedestres. O trecho sem asfalto tem aproximadamente mil metros, mas o ponto mais crítico é um aclive de cerca de 300 metros em que veículos não conseguem subir após qualquer chuva em razão dos buracos que se formam no saibro depositado regularmente pela Secretaria Regional local.

O responsável pela atual pré-adesão é Luciano Santos, morador da casa 484. “Em um balanço divulgado pela administração passada, constava que rua inteira estava asfaltada, o que não é verdade. Nessa nova lista de nomes, apenas uma moradora disse não ao asfalto porque seu terreno tem 25 metros de frente e ela acredita que não poderá pagar pela obra. Já nos prometeram o asfalto algumas vezes”, afirmou Luciano.

Uma das recentes vítimas da falta de pavimentação é a dona de casa Yolanda Wolff de Jesus, 75 anos, moradora da casa 380. Há oito dias, ao tentar descer a rua para ir a um supermercado, ela escorregou nas pedras e sofreu diversas escoriações pelo corpo. “Fui parar no hospital. Agora uso uma vassoura como bengala, se quiser sair de casa”, afirmou ela, que mora há 25 anos no local e é favorável ao asfalto ou pavimentação com blocos sextavados. “O que vier será melhor do que está”.

Além da pavimentação do trecho de mil metros, os moradores reivindicam a mesma obra na rua Servidão São Afonso Rodrigues, onde há sete casas. A via serve de caminho entre a rua Piratuba, uma das principais do Iririú, e a própria João Dippe. De acordo com Luciano, foi o secretário regional do Iririú, Arildo César dos Santos, que orientou a organizar a lista de quem é favorável à obra. “Caso haja adesão de pelo menos 75% dos moradores, o secretário afirmou que a obra poderá finalmente sair do papel, após a rede de água pluvial for implantada”, disse o morador.

O secretário foi procurado, mas não foi encontrado pela reportagem. No entanto, a secretaria confirmou que está havendo diálogo entre administração e moradores.

Nenhum comentário: