segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Visita divide opiniões de joinvilenses



Por Rogério Giessel

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para a noite dessa segunda-feira(13), divide as opiniões dos joinvilenses. Essa é a segunda vez que Lula põe os pés na maior cidade de Santa Catarina.

A missão do presidente, que de acordo com inúmeras pesquisas, tem alcançado números surpreendentes de aprovação, se torna bastante difícil se analisada a atual administração municipal. O objetivo da visita é alavancar o nome da candidata ao governo do Estado, Ideli Savatti (PT) no maior colégio eleitoral do Estado.

De acordo com a pesquisa Univali*, Salvatti possuía apenas 12% das intenções de votos. O baixo número é o provável reflexo da péssima administração de seu partido na cidade, administrada pelo prefeito Carlito Merss (PT), que também sondado por uma pesquisa Univali, revelou ínfimos 26% de aprovação.

A estudante Tainará Souza, 16 anos, acha positiva a visita de Lula na cidade. De acordo com a estudante esse é o momento das autoridades fazerem as reivindicações necessárias. Ela também vê como uma ótima oportunidade de ajuda a Ideli. “Além de a visita ser boa para Joinville, a Ideli pode conseguir mais votos na cidade”, justificou Tainara.

Já o aposentado Mário Maia, 52 anos, concorda sobre a visita ser uma situação ideal para que o presidente possa observar nossas carências. Porém, Mário entende que nessa época sua presença tem outro significado. “Eu vejo a visita com uma conotação política, entretanto, acho que devemos aproveitar essa ocasião”, disse.

Apesar de não poder ir ver Lula, o preparador de matéria prima Cleberson Schueroff, 25 anos, diz que o evento com o presidente sem dúvida ajudara Ideli e a candidata a presidência Dilma Rousseff, que acompanhará Lula na visita. “A visita é fundamental para a campanha das duas candidatas”, avaliou Cleberson. Esse também é o ponto de vista do operador de produção Paulo Barbosa, 24 anos, “O lula em Joinville ajudará todos os candidatos do PT”, comentou.

Entretanto, outros mostram indignação com a presença de Lula. Esse é o caso do aposentado Norival Horongoso, 57 anos. Ele não escondeu sua revolta. “Ele que fique lá em Brasília. Não confio nesse cara. Ele esqueceu as promessas que fez no passado aos aposentados”, criticou.

Lula estará, hoje, às 19 horas, na Praça Dario Salles, no centro de Joinville. A última vez que o presidente esteve em Joinville, foi em março de 2003, para comemorar os três anos do Balé Bolshoi. Na ocasião, Lula também conheceu o projeto das cozinhas comunitária do padre Luiz Fachini.

* Coleta de dados realizada no dia 10 de agosto de 2010 com margem de erro de ±4,89pp, para mais ou para menos. Pesquisa Registrada no TRE/SC sob n. 47097

16 comentários:

Borboletinha disse...

Acho que em época de eleições,lugar de presidente é em Brasília e não no palanque. Acho errado presidente subir em palanque pra defender este ou aquele. Poxa, o cara é O PRESIDENTE!!! Se quer fazer campanha que espere a próxima e se candidate de novo!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o borbo, vai trabalhar lula, fica falando que nao quer os ministros fazendo corpo mole e ele fica fazendo companha politica pra dil...deixa ela sozinha pra ver se vai ganhar alguma coisa, e tem outro isso tudo com dinheiro publico, cada o MP pra investigar essa gastanca toda...ja tao iguais os caras no passado comprando tudo..vai pra brasilia lula...

Carlos Rogério disse...

O Lula é hipócrita e mentiroso!
É igualzinho ao Carlitovitch vermelho.
Sai fora Lula!
Vai trabalhar pelo Brasil e não pela ex-terrorista!

Anônimo disse...

Isto é Brasil mesmo, o Presidente usando o nosso dinheiro para fazer campanha política. E o povo ainda apóia. Isto devia ser proibido.

Anônimo disse...

..." para muitos visita foi de caráter eleitoreiro"...

Foi um comício gente! COMÍCIO!
Vão ao dicionário e procurem o significado. Estamos em época de campanha eleitoral. Em que mundo voces vivem?

Quanto às vaias eu as escutei. Estava lá e fiquei impressionado porque foi o próprio pessoal do PT quem vaiou. Incrível. Alguém pode explicar isso? Será que no PT há traíras? Não acredito!
Abraço.
Osirio.

Marcelo Olivério disse...

Ele quer ser REI.
E se nós não fizermos nada ele vai acabar conseguindo.
A ignorância e as bolsas-calaboca estão deixando o povo anestesiado!
FORA LULA!
FORA PT!

lauro disse...

Fiquei muito descepcionado com o que vi, ouvi,vindo de um cara que foi eleito presidente da republica.Realmente nosso pais caminha para o lado da discórdia,corrupção,mentira,....Que Deus salve o pais e Santa Catarina destas a cadidata,Dilma e Ideli.

lauro disse...

Fiquei muito descepcionado com o que vi, ouvi,vindo de um cara que foi eleito presidente da republica.Realmente nosso pais caminha para o lado da discórdia,corrupção,mentira,....Que Deus salve o pais e Santa Catarina destas a cadidata,Dilma e Ideli.

José Evilásio disse...

Decepção é ver um presidente aparecendo mais do que a candidata.
que vergonha Lula.
O Serra não é perfeito mas entre ele e a ex-terrorista eu fico com o careca.

Marcelo Olivério disse...

Osirio, acorda você.

Ele veio com o aparato presidencial.
PAGO COM O MEU 27,5% DESCONTADO DO MEU SALÁRIO.
VAI CATAR COQUINHO!

Anônimo disse...

AGORA EU ME PERGUNTO
ONDE ANDA O MINISTERIO PUBLICO????
PRESIDENTE GASTANDO DINHEIRO PUBLICO PARA FAZER CAMPANHA PARA SUA CANDIDATA!!!!!!!!
ESSE GOVERNO É UMA VERGONHA
A OBRA DO HOSPITAL SAO JOSE ESTA PARA\DA MAIS UMA VEZ POR FASLTA DE VERBA FEDERAL
E O PRESIDENTE GASTANDO COM CAMPANHA

VAMOS DAR UM BASTA NISSO

Anônimo disse...

Olá Marcelo Olivério.

Esta coisa de aparato presidencial que voce citou é normal,regular e necessário tanto para o titular quanto para o vice, em qualquer situação, em qualquer atividade. Se o presidente saísse por aí sozinho a passear a oposição seria a primeira a cair matando de pau pela irresponsabilidade.
Quanto ao seu dinheiro eu penso que deva ter sido dirigido ao INSS. E não estou sabendo que o INSS está pagando a campanha de quem quer que seja. Seria um supra sumo para a oposição.
Finalmente agradeço pela lembrança de minha infância quando realmente catei coquinhos em terreno próximo à casa em que morava. Aqui em Joinville era o que mais tinha. Abraço.
Osirio.

Marcelo Olivério disse...

Osírio,

27,5% é Imposto de Renda Retido na fonte.

INSS é 11%.

O aparato presidencial é para ser usado no interesse da nação e não para fazer campanha para partidários.

Essa sua distorção de ética é o que faz do Brasil uma República de BANANAS.

Marcelo Olivério disse...

E mais Osirio: embora os ideólogos do PT façam uma lavagem cerebral em seus "fiéis", nem todo mundo que critica o Lula é da "oposição".

Anônimo disse...

Para Osírio!!!!!!

Vai contar outra .......estamos aqui na Prefeitura passando um sufoco com esses petistas e vem esse malandro fazer campanha com o nosso dinheiro através do cartão corporativo e gastando um monte e voce ainda fica contente. IMBECIL

Anônimo disse...

O que me deixa chateado e a forma que usa nosso dinheiro por esse Brasil afora. Não traz nenhuma nova para as obras prometidas e e isso o que sabem fazer muito bem.Cade a BR-280, termino da BR-101 e por ai vai, e o cara tem a cara de pau em afirmar que foi o presidente que mais verbas mandou pra nosso estado.Mentira tem perna curta, ate hoje aonde deu PT em administracão liquidaram com a cidade. E agora com o nosso querido Brasil.