terça-feira, 28 de setembro de 2010

Semana das Engenharias da Udesc começa com palestra sobre pré-sal

foto: André Leal

A primeira Semana das Engenharias da Udesc começou nesta segunda-feira (27) com a palestra “Extração do petróleo no Pré-Sal”, ministrada pelo gerente de planejamento de Exploração e Produção do pré-sal da Petrobrás, Mauro Yuji Hayashi (foto), e vai até a próxima sexta-feira (1º de outubro), no Campus de Joinville, com mais 35 palestras, 23 minicursos e quatro visitas técnicas em empresas parceiras.

Na abertura desta segunda-feira, às 9h, o gerente da Petrobrás falou sobre a formação e as características do pré-sal, o elevado índice de sucesso na extração e sobre as oportunidades que serão abertas na área de engenharia.

“O petróleo e o gás natural do pré-sal apresentam melhor qualidade do que o da camada pós-sal e, com isso, o Brasil não vai mais precisar importar o produto. Em 2017, a Petrobrás deve ser a maior produtora de petróleo do mundo, e muitas oportunidades na área de engenharia vão surgir”, disse Hayashi, que afirmou ainda que a camada pré-sal conta com 800 km de extensão e 200 km de largura, e a quantidade de petróleo encontrada na região é bem maior do que a explorada atualmente.

“Na camada pré-sal o índice de sucesso na extração é de 85%, já na camada pós-sal, a explorada atualmente, e considerada de risco elevado, o fator de sucesso é de 30%”, disse Hayashi.

Durante a abertura do encontro, que reúne a décima Semana da Engenharia Elétrica; a nona Semana da Engenharia Mecânica; a nona Semana da Engenharia Civil; e a sétima Semana de Engenharia de Produção e Sistemas, foi lançado também o livro “Propriedades Mecânicas dos Ferros Fundidos”, do professor Wilson Luiz Guesser, que é do Departamento de Engenharia Mecânica da Udesc.

Esta é a primeira vez que acontece a Semana das Engenharias na Udesc. “Nos anos anteriores os quatro cursos de engenharia faziam semanas separadas, mas o evento ganhou força com a união de todos os cursos. Este é mais um evento especial para a comemoração dos 45 anos da Universidade dos Catarinenses.

O mês de setembro está sendo especial com a mais de 10 eventos como o I CICPG, o 28º Seurs, a terceira Semana das Engenharias de Alimentos, o quarto Congresso Brasileiro do Leite, entre outros”, destacou o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, que prestigiou o evento junto com o vice-reitor da Universidade, Antonio Heronaldo de Sousa.

A programação da primeira Semana das Engenharias da Udesc pode ser encontrada no endereço http://www.joinville.udesc.br/portal/semanadasengenharias

Nenhum comentário: