sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Primavera exige cuidados extras para Santa Catarina manter o status de



Não deixar água parada nem manter objetos que possam acumular água o quintal, encher de areia os vasos de plantas, tampar as caixas d’água, acomodar o lixo em local apropriado. Ainda que as orientações sejam velhas conhecidas da população, a Secretaria de Estado da Saúde alerta: cuidado nunca é demais contra o temido Aedes Aegypti. Na Primavera o mosquito da dengue volta com gás total. Isso porque a larva desse inseto aproveita-se do calor e da água acumulada pelas chuvas para se multiplicar e, assim, ampliar sua circulação.

Santa Catarina é o único estado do país livre da dengue. Enquanto outros estados vivem epidemias da doença, até o momento não há nenhuma notificação de dengue contraída no território catarinense. Dos 167 casos confirmados, todos são “importados”, ou seja, a contaminação ocorreu fora do estado. Os sintomas da dengue são febre alta (39°C a 40°C), dor de cabeça, cansaço e dor muscular, indisposição, manchas avermelhadas na pele e dor abdominal, e quem desconfiar da doença deve procurar um médico o quanto antes.

No Brasil, pesquisadores já estão testando a vacina contra a dengue em crianças e adolescentes, mas mesmo com resultados otimistas não há perspectiva de oferta da vacina nos próximos anos. As medidas de eliminação do mosquito, portanto, são a forma mais eficaz de se proteger. Neste sentido, deve ser regulamentada em breve a Lei 15.243/2010 do deputado estadual Dado Cherem.

A Lei obriga locais mais suscetíveis à disseminação do Aedes Aegypti, como ferros-velhos, empresas de transporte de cargas, lojas de materiais de construção, borracharias e recauchutadoras de pneus, a seguirem à risca as determinações sanitárias para evitar a proliferação do mosquito, sob pena de punição.

Cada cidadão também precisa fazer a sua parte para não deixar a dengue entrar em Santa Catarina. As principais medidas para banir o mosquito, de acordo com a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, são:

- Colocar areia nos pratinhos de plantas;

- Remover a água acumulada nas folhas de plantas, como as bromélias;

- Colocar tampas de garrafa, cascas de ovo, latas e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados;

- Manter as lixeiras e depósitos de água tampados;

- Lavar com escova os potes de comida e água dos animais uma vez por semana;

- Deixar a tampa do vaso sanitário fechada e dar descarga pelo menos uma vez por semana em banheiros pouco usados;

- Colocar cimento nos cacos de vidro dos muros;

- Manter os ralos fechados e calhas desentupidas;

- Guardar os pneus secos e cobertos ou preencha-os com areia;

- Retirar a água acumulada na laje;

- Retirar a água e limpar as bandejas externas da geladeira;

- Lavar e escovar os suportes para garrafões de água mineral;

- Tratar a água de piscinas com cloro e limpar uma vez por semana;

- Guardar as garrafas com o gargalo para baixo;

- Evitar acumular entulhos. Eles podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Nenhum comentário: