quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Oficinas culturais levam ensino de música a comunidades carentes de Joinville

Proporcionar o ensino da música a comunidades carentes. Esse é o objetivo das oficinas culturais, ministradas pelas professoras Mirtes Strapazzon, Cintia Regina e Vanessa Piaz, do Conservatório Belas Artes. O projeto, contemplado no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), em 2010, pretende realizar oficinas de musicalização durante quatro meses na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros Aventureiro e Jardim Paraíso.

Com instrumentos de percussão e flautas doce soprano, as professoras permanecem uma hora e meia, toda a semana, com os alunos, de faixa etária de 10 a 11 anos. Durante as aulas, as crianças têm contato com partituras, para conhecer a escrita musical, e com a vida e a obra dos grandes compositores como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig Van Beethoven.

Além disso, desenvolvem a percepção musical, através da escuta e da reprodução melódica da música pelo canto, produzem instrumentos de percussão com materiais recicláveis e vivenciam o espaço cênico, com as apresentações nas finalizações das oficinas.

Para a proponente do projeto, Mirtes Strapazzon, o aprendizado musical propicia inúmeros benefícios, independente da idade em que se inicia o estudo. "Sabemos por pesquisas que a educação musical dá noções de proporção, que aumentam a facilidade do desenvolvimento intelectual", afirma.

Nas quartas-feiras, as oficinas ocorrem no CRAS do Jardim Paraíso, envolvendo duas turmas de 15 alunos. Na quinta-feira, o dia é no CRAS do Aventureiro, que também conta com duas turmas de 15 alunos. Uma apresentação para o público está prevista para dezembro, com data a ser confirmada.

Um comentário:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Belo trabalho. Meu filho estuda no conservatório Belas Artes é posso garantir que é um trabalho de excelente qualidade.
Parabéns para o bairro que foi contemplado.
Abraços criativos