sábado, 11 de setembro de 2010

A mais autêntica companhia de Flamenco da Espanha faz show em Joinville e Jaraguá


Em turnê pela América Latina e pela primeira vez no Brasil, Soledad Barrio & Noche Flamenca, fazem dois espetáculos aqui no norte do estado. Dia 16 de setembro em Joinville e 17 em Jaraguá do Sul. Soledad Barrio & Noche Flamenca é aclamado pela crítica européia como uma das mais autênticas companhias de flamenco da Espanha. Destaque nos jornais do mundo inteiro, arranca elogios rasgados em todos os lugares onde se apresenta. Para o Clarin e o La Nación a companhia é Excelente! Já o New York Times chamou de Excepcional . Eles colocam no palco um show completo com músicos, cantores, bailarinos e artistas convidados, com destaque absoluto para a solista Soledad Barrio, ganhadora do prêmio Bessie, adorada e citada por vários especialistas em dança por sua natureza única. “Não consigo pensar em nenhum bailarino da atualidade tão maravilhoso quanto ela”, escreveu Alastair Macaulay em janeiro de 2010.

Fruto da inspiração de seu diretor Martín Santangelo, marido de Soledad, a Noche Flamenca nasceu em 1993 e realiza turnês regulares pelo mundo, com destaque para as temporadas em Nova Iorque, Buenos Aires, Grécia, Egito e idas anuais à América do Norte, sem esquecer as turnês em 2002 e 2009 na Austrália. O grupo procura criar um conjunto diversificado de performances teatrais através da música e da dança, apresentando uma forte preocupação com a estética e mostrando a magia do flamenco, ultrapassando as mais altas expectativas artísticas. O espetáculo que será visto no norte de Santa Catarina é a mais perfeita expressão dos sentimentos humanos colocados de forma intensa e vibrante como cabe à uma dança que é considerada a filosofia da alma. Um show de beleza, ritmo e técnica.

Crítica:

“Desde abril, quando comecei a trabalhar aqui como chefe de crítica em dança, conheci diversas companhias de dança e outros muitos bailarinos independentes [...] Destes todos, nenhum me deu tamanho prazer em conhecer como Noche Flamenca e, sobre tudo, sua primeira bailarina, Soledad Barrio. Não consigo pensar em nenhum bailarino da atualidade tão maravilhoso quanto ela".
Alastair Macaulay, 17 de janeiro de 2010


"Na apresentação que eu assisti no Lortel, a Barrio era a única bailarina mulher. A pergunta é, qual mulher poderia lhe dar inspiração? Na dança moderna, Isadora Duncan e Martha Graham. No ballet, talvez Nora Kaye, nos papéis que desempenhou em Tudor. Certamente ninguém que se possa ir assistir atualmente tem o poder de transformação da Barrio".
Tobi Tobias, Journal Artes”



A produção local é de Albertina Tuma. A Duas Rodas Industrial, uma das maiores produtoras de matéria-prima para a indústria de alimentos da América Latina, patrocina o espetáculo que recebe também o apoio cultural da empresa Buschle & Lepper de Joinville.

Apóiam ainda o espetáculo internacional a Prefeitura e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Zquattro, Mueller Joinville e MMartan.
As apresentações acontecem dia 16 de setembro, às 20h30, em Joinville, no Teatro Juarez Machado, e dia 17, às 20h30, no grande Teatro da SCAR em Jaraguá.

Os ingressos estarão disponíveis no dia 30 de agosto na Loja MMartan, 1º piso Shopping Mueller de Joinville, e em Jaraguá no próprio teatro SCAR e custará R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 meia (estudantes com carteirinha atualizada e pessoas acima de 60 anos, com identidade).

Nenhum comentário: