terça-feira, 21 de setembro de 2010

Inadimplência com cheque é a menor em seis anos


Em agosto de 2010, a inadimplência com cheques sem fundos foi de 1,62%, a mais baixa desde fevereiro de 2005. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Considerando somente o oitavo mês do ano, é o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004.

No acumulado do ano, os cheques também registraram seu menor volume de devoluções em seis anos. De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência com cheques foi de 1,82%, o menor percentual para os oito primeiros meses, desde 2004. Na comparação com igual período de 2009, por sua vez, os cheques compensados caíram 9,3% e os devolvidos recuaram 26,5%, comprovando que a queda na inadimplência não é explicada pela menor utilização do cheque.

Para os economistas da Serasa Experian, os seguidos recuos na inadimplência com cheques caracterizam uma melhora em sua qualidade. Utilizado mais intensamente em compras à vista e parceladas, via pré-datado, para prazos mais curtos, o cheque volta a ser um bom meio de pagamento para os lojistas e consumidores.

Por outro lado, diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado, analisam os economistas da Serasa Experian.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

foto: sxc.hu

Nenhum comentário: