quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Começa 1º Conepro-Sul em Joinville

Congresso Internacional de Engenharia de Produção reúne pesquisadores do Brasil, México, Portugal e Espanha

Começa hoje (22/09), em Joinville, o 1º Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul (Conepro-Sul), um dos mais importantes eventos acadêmicos do gênero no País. O evento será realizado no campus Marquês de Olinda (Rua Gothard Kaesemodel, 833) e prossegue até sexta-feira, dia 24/09.

A programação do 1º Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul (Conepro-Sul) conta com uma mesa-redonda internacional com representantes do Brasil, México, Portugal e Espanha que deseja promover intercâmbios de tecnologia e experiência entre as instituições presentes dentro da temática inovação e sustentabilidade.

Em Santa Catarina são oferecidos apenas dois mestrados na área, um na UFSC (acadêmico) e outro na Sociesc (profissional). Também estão previstas palestras técnicas, três mini-cursos, visitas técnicas às empresas da região e apresentação de trabalhos científicos. A cerimônia de abertura ocorre no dia 22 de setembro, às 20 horas, no Auditório da Sociesc do Campus Marquês de Olinda.

Intercâmbio científico

Há uma grande quantidade de artigos científicos encaminhados aos organizadores. Foram 114 artigos submetidos a 68 avaliadores, com 69 trabalhos aprovados para apresentação. "Isso é uma prova do quanto o setor precisa e espaço para mostrar suas pesquisas, resultados de projetos e promover a troca de experiências", enfatiza o organizador, Prof. Dr. Eduardo Concepción Batiz - Coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Sociesc.

Segundo ele, o evento conta com 200 participantes inscritos e também terá um caráter de estímulo à iniciação científica ao abrir as palestras técnicas à participação gratuita de 150 estudantes de Engenharia de Produção. "Queremos estimular e envolver os acadêmicos no universo da pesquisa e o Conepro-Sul é um desses caminhos", enfatiza o prof. Batiz.

Em paralelo ao 1º Conepro-Sul ocorre o 4º Foro Científico Estudantil (Fociest), desenvolvido pelo Instituto Superior Tupy (IST), da Sociesc. O Fociest será realizado em 23 de setembro e nele serão apresentados 20 artigos científicos.

Para 2011 a Sociesc já prevê a realização do Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção (ENCEP) e pleiteia, para 2012, a organização do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP).

O Conepro-Sul está sendo organizado pelo Mestrado em Engenharia de Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) e recebe apoio do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto de Portugal (UP), da Universidade de Sonora no México (USON), da Escola Universitária de Engenharia Técnica Industrial de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

Entre as instituições brasileiras que apóiam o evento estão: a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade da Região de Joinville (Univille), a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Prefeitura de Joinville, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), a Associação de Joinville e Região de Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpmeme), o Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville (CEAJ), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), a Promotur e o Convention & Visitors Bureau. Participam como Patrocinadores a Embraco e a Schulz.

Inscrições ao 1º Conepro-Sul e mais informações sobre o evento no www.sociesc.org.br.



Realização: Instituto Superior Tupy (IST)/ Sociesc/ Mestrado de Engenharia de Produção

Co-realização: U. Porto/ Faculdade de Engenharia Universidade do Porto (FEUP)/ Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (Inegi)/ Escola Universitária de Engenharia Técnica Industrial de Barcelona e Universidade Politécnica da Catalunha (UPC)/ Universidad de Sonora (USON)/UTFPR/ Udesc, Universidade Federal de Santa Maria/ Univille/ UFSC.

Patrocinadores: Embraco/ Schulz

Apoiadores: Abepro, CNPq, Fapesc, Prefeitura de Joinville, CREA-SC, ACIJ, Ajorpeme, CEAJ, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comde), Promotur e Joinville Convention & Visitors Bureau.

Serviço:

O quê: 1º Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul (Conepro-Sul)
Quando: 22 a 24-09
Onde: Sociesc campus Marquês de Olinda (Rua Gothard Kaesemodel, 833, Joinville/SC).

O quê: 4º Foro Científico Estudantil (Fociest)
Quando: 23-09
Onde: Sociesc campus Marquês de Olinda (Rua Gothard Kaesemodel, 833, Joinville/SC).

Nenhum comentário: