domingo, 25 de julho de 2010

Noite de jazz e balé clássico de repertório lota Centreventos Cau Hansen


Texto: Renato César Ribeiro
Fotos: Mauro Artur Schlieck/SECOM

A quarta noite competitiva do Festival de Dança de Joinville teve mais balé clássico de repertório e jazz neste domingo, 25 de julho de 2010, no Centreventos Cau Hansen. Os espetáculos de balé clássico de repertório feminino sênior começaram às 19 horas e foram bastante aplaudidos pelo público, com destaque para o Ballet Kleine Szene, de Santo André (SP), com "Coppelia - Valsa", de Delibes, com Bruna Lincon, principalmente após vários rodopios.

Outra coreografia bastante apreciada foi "Paquita", de Mazilier e Petipa, por Paula Rezende, do Balé da Ilha, de Vila Velha (ES), após várias paradas com a ponta dos pés. A Especial Academia de Ballet, de São Paulo, trouxe Stephanie Imperio para dançar "La Esmeralda", de Perrot, com uma pandeirola e também recebeu muitas palmas.

Fernanda Verardo, da Ballet Petite Danse, do Rio de Janeiro, dançou "Fada Açucarada", de Ivanov, se recuperou bem, com passos difíceis, após uma pequena falha. Nessa categoria, a Petite Danse também foi representada por Mayara Magri em "La Bayadère - Gamzatti".


O balé clássico de repertório conjunto sênior começou bem com "Paquita", de Petipa, pela Balllet Adriana Assaf, de São Paulo, e foi muito aplaudido pela plateia. Nessa categoria, também apresentaram-se o Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro, com "La Esmeralda", de Petipa; e o Especial Academia de Ballet, de São Paulo, também com "La Esmeralda", só que de Vaganova.

O balé clássico de repertório pas-de-trois avançado teve dois competidores. Um deles foi o Ballet Ana Araújo, de São José dos Campos (SP), com "Trois das Odaliscas", de Mazilier, com Aline Marques, Natalia Azevedo e Sum Shim Santos.

Uma apresentação diferente das anteriores, a Petite Danse - Tijuca, do Rio de Janeiro, com "The Fairy Doll", de Nicolai Legat, apresentada por Carlina Zabaleta Nunes, Victor Hugo Souza e Éric Moreira. Os três bailarinos protagonizaram uma bailarina e dois pretendentes disputando-a. A história ficou bem clara para o público. Tanto que quando ela dançava com um o outro ficava triste. Bem interessante.


O balé clássico de repertório grand pas-de-deux avançado teve quatro competidores: Academia de Ballet Elisa, de São Bernardo do Campo (SP), com "O Corsário", de Petipa, com Lais Helena e Edson Artur; Companhia de Ballet Adriana Assef, de São Paulo, com "Quebra-Nozes", de Vainnonen, com Stefania Petry e Johnny Almeida.

Além deles, subiram ao palco nessa categoria o Centro de Artes Pavarini, de São Paulo, também com "O Corsário", só que de Mazzilier, com Beatriz Midega e William Santos; e a Equilibrium Companhia de Dança, também da capital paulista, com "Chamas de Paris", de Vainonen, com Cássia Almeida e Ruan Manoel Martins.


Após o intervalo que demorou cerca de 20 minutos, foi a vez do jazz conjunto júnior com apenas um competidor, que mereceu subir ao palco do Centreventos Cau Hansen. O Laboratório da Dança Fernanda Araújo, de Santa Bárbara d'Oeste (SP), trouxe o mundo mágico de Alice No País das Maravilhas ao jazz musical, em "No País das Maraviljas", de Fernanda Bagnoli Araújo.

O jazz conjunto sênior teve uma gama bem variada de apresentações. O Grupo de Dança Adriana Alcântara, de Balneário Camboriú, dançou "Raízes", de Adriana Alcântara, com som à base de tambores. Da vizinha Camboriú da anterior, o Grupo de Dança Kaiorra buscou inspiração na brasilidade em "Raça, Swing e Cor", de Iolanda Hahn.

Três dançarinas vieram de cima do palco alçadas por cordas com asas no início de "Anjos da Noite", de Vera Passos, pelo seu grupo Vera Passos, de Fortaleza (CE). Um bailarino preso por fitas verdes, além dos movimentos rápidos da coreografia, foi a atração de "Reflexo", de Jhean Allex, da Especial Academia de Ballet, de São Paulo. Já a coreógrafa Cristina Cará, de São José dos Campos, com seu grupo, em "Improviso Limitado", trouxe uma dança de jazz mais tradicional ao som da música jazz.


Veio-me a pergunta "Qual é o limite entre o jazz e a dança contemporânea?" na coreografia "Cabeça de Gueixa Corpo de Mulher", de Eliane Fetzer, de Curitiba, bailada por Julia Meirelles, do Centro de Dança da coreógrafa, único concorrente de jazz solo feminino avançado.

O questionamento persistiu em minha cabeça ao assistir a "Como Se Fosse...", de Ricardo Scheir, dançado por Patricia Montenegro e Alexandre Nascimento, da Companhia Pavilhão D, de São Paulo, que abriu o jazz duo avançado. Com a Companhia Nós da Rua, de Três Rios (RJ), em "Lembrança de um Adeus", de Rafa Santos, por Geise Schmitz e Rafael Santos, começo a perceber, pelo menos, que nas apresentações de jazz há uma música bem clara em todas as apresentações. Bem, já é um começo...

O coreógrafo Leandro Neto criou em cima da canção "Hurt", da cantora pop Christina Aguilera, em "Blackout", por Laís Lobo e Melissa Lima, da Vera Passos. Ao som de música jazz, Nathália Miranda e Jorge Tavares, da Escola de Dança Marta Bastos, do Rio de Janeiro, dançaram "Sentir Só", de Erica Belo.

Já Cristina Cará utilizou o poema "Quando o Próprio Amor Vacila" na voz de Maria Bethânia para coreografar "Quando o Amor Vacila...", dançado por Thais Bechepeche e Edilson Junior, de seu próprio grupo.

Quem fechou a noite foi Alini Lima e Roberto Motta, do grupo Interacto, de São Paulo, com "It Had To Be You", coreografia criada pelos próprios bailarinos baseada em canção de mesmo nome, de Harry Connick Jr. Esta foi uma apresentação dançada bem a dois mesmo, quase como uma dança de salão.



Confira o resultado da noite:

Balé Clássico de Repertório – Variação Feminina – Sênior

1º lugar – Cia. Petite Danse – RJ – Coreografia: La Bayadère - Gamzatti

3º lugar – Ballet Kleine Szene – SP – Coreografia: Coppelia Valsa

3º lugar – Balé da Ilha – ES – Coreografia: Paquita


Balé Clássico de Repertório – Conjunto – Sênior

2º lugar – Especial Academia de Ballet – SP – Coreografia: La Esmeralda

3º lugar – Ballet Adriana Assaf – SP – Coreografia: Paquita


Balé Clássico de Repertório – Pas-de-Trois – Avançado

2º lugar – Escola de dança Petit Danse – Tijuca – RJ – Coreografia: The Fairy Doll


Balé Clássico de Repertório – Grand-Pas-de-Deux – Avançado

3º lugar – Cia. de Ballet Adriana Assaf – SP – Coreografia: Quebra Nozes


Jazz – Conjunto – Júnior 

3º lugar – Laboratório da Dança Fernanda Araújo – SP – Coreografia: No País das Maravilhas


Jazz – Conjunto – Sênior 

1º lugar – Grupo de Dança Kaiorra – SC – Coreografia: Raça, Swing e Cor

2º lugar – Grupo Cristina Cará – SP – Coreografia: Improviso Limitado

3º lugar – Cia de Dança Vera Passos – CE – Coreografia: Anjos da Noite


Jazz – Solo Feminino – Avançado 

3º lugar – Eliane Fetzer Centro de Dança – PR – Coreografia: Cabeça de Gueixa Corpo de Mulher


Jazz – Duo – Avançado 

1º lugar – Cia. Pavilhão D – SP – Coreografia: Como se fosse...

2º lugar – Grupo Cristina Cará – SP – Coreografia: Quando o Amor Vacila

2º lugar – Cia Nós da Rua – RJ – Coreografia: Lembrança de um Adeus 

3º lugar – Escola de Dança Marta Bastos – RJ – Coreografia: Sentir e Só

Um comentário:

Unknown disse...

OS COMENTARIOS SÃO BEM INTERESSANTES, MAS A EVIDENTE FALTA DE CONHECIMENTO DOS TERMOS TECNICOS DO AUTOR TORNA OS COMENTARIOS SEM FUNDAMENTAÇÃO, UMA OPNIÃO PESSOAL SEM QUALQUER EMBASAMENTO TECNICO.
MESMO ASSIM AGRADEÇO A MENÇAÕ DO NOSSO BALLET COMO DESTAQUE DA NOITE